sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Após revitalização, Central de Recuperação de Condenados se prepara para novos projetos

 Após revitalização, Central de Recuperação de Condenados se prepara para novos projetos

Entre as melhorias estão novos equipamentos de segurança, para proteção de internos e dos servidores da Seap

As novas instalações receberam novos projetos, voltados para reinserção dos internos

Após passar por obras de revitalização, a Central de Recuperação de Condenados (CRCO), no bairro de São Brás, em Belém, foi entregue nesta quinta-feira (7). As obras contaram com o apoio do Projeto 100% Liberdade, desenvolvido pela Igreja Quadrangular, Igreja Universal nos Presídios (UNP) e Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI).

Em fevereiro do ano passado foi iniciado no CRCO um projeto de padronização. De acordo com a diretora, Kélvia Samara de Souza, antes os agentes penais trabalhavam com medo, devido à falta de segurança e estrutura. Diante desse cenário, foi programada uma série de melhorias para a casa penal. “Hoje, é uma unidade com outra estrutura de segurança, com as celas, implantação do armamento, procedimentos, reformas e valorização do servidor. Os presos têm assistência mais adequada também. Isso é muito gratificante como gestão”, ressaltou a diretora.

As principais intervenções foram feitas nas celas, nos dormitórios dos servidores e no local de espera das visitas. Também foi instalada uma grade de segurança, no modelo "gaiola". Com o apoio da DLPI, houve revisão na rede elétrica, para amentar a iluminação.

As obras contaram com ações de parceiros. A Igreja Universal doou materiais de construção. Segundo o pastor Junior Lucena, que coordena o Projeto UNP, a Igreja doou tintas e peças de gesso, que foram usadas nas salas, e também colaborou com o telhado da área que abriga os familiares dos internos durante as visitas. A importância do projeto, disse o pastor, “é porque acreditamos na ressocialização”. Ele acrescentou que o projeto também vai oferecer materiais didáticos para as aulas dos internos.

As melhorias chegaram a todas as instalações, a fim de preservar a saúde e a segurança dos internos e dos servidores do sistema penal.

O secretário Jarbas Vasconcelos afirmou que hoje a central "está controlada e bem administrada"

 Reinserção - Segundo a diretora da CRCO, a reinserção – que ainda não havia sido colocada em prática na unidade – será intensificada neste ano. O projeto de reinserção na unidade contará com terapias, em parceria com a equipe do Setor Biopsicossocial, que visa, primeiramente, conscientizar os internos sobre temas relacionados à saúde.

A unidade também terá o início das ações do Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (Ibraema ), que oferece alfabetização para pessoas privadas de liberdade.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, foi um longo caminho para deixar a CRCO com esse resultado positivo. “Nós temos muito para comemorar, porque a CRCO era uma unidade difícil de descrever. O bom espelho do caos que era o sistema prisional paraense”, disse o secretário, acrescentando que hoje a unidade “está controlada e bem administrada, honrando o trabalho de todas as equipes de assistências às unidades penais”.



Noticia: Agência Pará


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário