quinta-feira, 28 de junho de 2018

Globalmente


Os 5 idiomas mais importantes para os profissionais brasileiros

Por Colunista do Estudar Fora







O mundo está cada dia mais conectado, a internet e as mídias sociais permitem que pessoas de diferentes países, culturas e idiomas possam se comunicar e interagir em tempo real. Isso afeta tanto a forma como nos relacionamos com o mundo, quanto como negócios são conduzidos a nível global. Neste contexto, saber um idioma estrangeiro torna-se algo ainda mais relevante para o desenvolvimento profissional e pessoal.

O Brasil é uma das maiores economias globais e, para nós brasileiros, saber idiomas é um grande diferencial para ter melhores oportunidades profissionais – tanto em nosso país como no exterior.

Listamos os cinco principais idiomas estrangeiros para os brasileiros, com base nas oportunidades que seu conhecimento pode trazer para aqueles que os dominam.



#1 Inglês

Inglês é o idioma mais difundido internacionalmente e o mais importante para os brasileiros. Pela importância histórica e econômica dos países de língua inglesa, o inglês é o idioma internacionalmente utilizado no mundo dos negócios e em organizações internacionais.

Segundo pesquisa da Page Personnel (empresa de recrutamento), atualmente 60% das vagas de emprego requerem algum conhecimento de inglês e, em 10 anos, isso será um pré-requisito básico.

Além de abrir muitas oportunidades dentro do Brasil, falar inglês também abre as portas para o desenvolvimento de uma carreira internacional. Muitos países, mesmo que não tenham inglês como idioma nativo, aceitam estudantes e contratam profissionais estrangeiros tendo como requisito o inglês fluente, pois é o idioma utilizado no ambiente de trabalho e estudos.

Não menos importante, para o turismo, você quase 100% das vezes encontrará alguém para te ajudar em inglês, independente do seu destino.

#2 Espanhol

Quase todos nossos vizinhos na América Latina falam espanhol e esse é o grupo de países com quem mais desenvolvemos comércio. Saber falar espanhol abre oportunidades para negócios e empregos em mais de vinte países no mundo todo.

É importante ressaltar a necessidade de estudar espanhol a sério, de não contentar-se com o “portunhol”. Afinal, é importante que a comunicação seja clara e objetiva – por isso, a fluência no idioma é essencial.

A Espanha e os demais países da América do Sul são também um dos principais destinos turísticos para os brasileiros e poder comunicar-se em espanhol proporciona uma experiência mais autêntica e próxima de experimentar a cultura local.

#3 Chinês

A China é, já há 10 anos, o principal parceiro comercial do Brasil. Essa relação tem se intensificado, os países têm desenvolvido uma série de projetos em conjunto. A China é um dos principais investidores internacionais no Brasil em infraestrutura e há um crescente número de empresas chinesas investindo ou comprando de empresas brasileiras.

Assim como no Brasil, o nível de inglês na China não é elevado. Então, saber falar mandarim e entender a cultura do país asiático é um grande diferencial para trabalhar com negócios entre Brasil e China ou mesmo estudar no país asiático. O número de brasileiros que falam chinês é muito pequeno – então, o conhecimento do idioma é, definitivamente, um diferencial competitivo de poucos.

#4 Alemão

A Alemanha é o quarto mais importante parceiro comercial brasileiro e, por isso, consideramos o alemão como o quarto idioma mais importante. As oportunidades de trabalho na Alemanha são muitas, já que se trata do país da zona do euro com a menor taxa de desemprego, com a mais sólida economia. Portanto, falar o idioma local é um diferencial para conseguir trabalho no país, referência em tecnologia, além de estudos em universidades alemãs. Em outras palavras, falar alemão também dá a oportunidade de obter qualificação em instituições de ensino prestigiadas, assim como obter experiência de nível internacional no país.

#5 Francês

O francês é o idioma oficial da França e de outros 30 países, localizados principalmente na África. As multinacionais francesas estão espalhadas pelo mundo todo, muitas têm operações no Brasil. Considerando que os franceses têm muito orgulho de seu idioma, falar francês é um diferencial para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso nestas empresas.

Com o crescente interesse dos brasileiros em morar no exterior, saber francês pode ajudar muito nesse processo – seja em um intercâmbio acadêmico ou numa graduação ou pós completa. E isso não vale só para oportunidades na França. Por exemplo, a província de Quebec, no Canadá, tem o francês como idioma oficial.

Sobre o autor

Paulo Afonso Locali é formado em Administração pela Universidade de São Paulo e mestrando em Economia (Comércio Exterior) pela Universidade de Xangai. Possui experiência internacional (Espanha e China) em parques tecnológicos e startups educacionais. Atualmente trabalha como Gerente Regional para a IberoAmérica no italki, que é o marketplace de professores de idiomas líder mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário