Bolsas
para Mulheres em Finanças – em qualquer país ou universidade
Por Nathalia Bustamante
Esta bolsa é para quem quer estudar fora – ou não.
Ao invés de ser voltada a estudantes de uma determinada instituição ou país, a
organização FINCAD promove anualmente o prêmio “Women in Finance”,
que visa estimular que mais mulheres busquem oportunidades de estudo de
pós-graduação em finanças, seja onde for.
A bolsa de estudos é um prêmio de 10 mil dólares e
podem se candidatar a elas mulheres de todas as idades e países que estejam
atualmente matriculadas ou cursando um programa de pós-graduação em Finanças
(como mestrado ou doutorado). As candidaturas devem ser feitas
até 30 de junho através do site.
Para concorrer, é preciso enviar, por meio do site,
currículo em inglês, duas cartas de recomendação, histórico acadêmico da graduação e confirmação de
matrícula ou carta de aceite para um programa de pós-graduação em Finanças,
para o ano acadêmico de 2018-2019.
Escolas buscam maneiras de aumentar
presença feminina
O debate sobre o baixo número de mulheres em
programas de Finanças e Negócios, de uma forma geral, é frequente. As
instituições mais atentas à questão trabalham para aumentar esse índice, que
entre 2014-2015 estava em 36,9%, segundo levantamento feito pela Association to
Advance Collegiate Schools of Business (AACSB). Em 2010-2011 o número
correspondia a 36,3% – crescimento praticamente nulo.
Para Daniela Mendez, country manager da IE Business
School no Brasil, dois fatores costumam afastar as mulheres dos MBAs: o desequilíbrio entre trabalho
e família, em uma época crítica associada à geração de filhos; e a falta de
exemplos inspiradores. Pensando nisso, a escola de negócios espanhola
implementou diversas ações visando aumentar a representatividade feminina no
campus, incluindo novos programas de bolsas de
estudos dirigidos a mulheres candidatas de MBAs.
Para ter uma ideia, a IE chegou a levantar um fundo
de 6 milhões de euros dedicado exclusivamente a mulheres e promove a premiação
mensal de uma mulher de destaque entre seu corpo de alunas – que é divulgada
internacionalmente. Segundo a escola, isso reforça a comunicação de cases de
mulheres no mundo dos negócios, que podem servir como inspiração para futuras
candidatas.
estudarfora.org
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